Cada aula de Ginástica Localizada tem a duração aproximada de 45 minutos e divide-se basicamente da seguinte forma: começa obrigatoriamente pelo aquecimento, seguido da parte principal, depois exercícios no solo, para concluir com o relaxamento e regresso à calma.
O aquecimento ocupa os primeiros seis a dez minutos, de acordo com a composição de cada turma, e é constituído por exercícios de pré-aquecimento muscular de baixa intensidade e por alongamentos, com movimentos suaves e de pouca amplitude, preparando o organismo para o aumento gradual da cadência cardíaca e do esforço muscular que se lhe seguirão.
A parte principal, a mais importante, decorre ao longo de aproximadamente 15 minutos e destina-se a trabalhar com alta intensidade os grandes grupos musculares, nomeadamente os membros e o tórax.
Nos exercícios no solo, cuja duração poderá ir até aos 15 minutos, são trabalhados sobretudo o abdómen, os glúteos e os adutores, podendo recorrer-se a acessórios a fim de aumentar o esforço dispendido.
Os exercícios de relaxamento e regresso à calma, consistem em alongamentos de intensidade e amplitude baixas e correspondem à desaceleração gradual da cadência cardíaca e de outros parâmetros vitais, acompanhada da redução do nível de excitação a que as partes anteriores da aula haviam conduzido.
A música usada em Ginástica Passiva destina-se sobretudo a marcar a cadência dos exercícios, tendo por base um conceito nascido há duas décadas atrás com a Ginástica Aeróbica e as suas coreografias, contribuindo igualmente para incrementar o atractivo constituído pela prática desta modalidade, uma vez que o praticante se sente em plena interacção com a música.